Postagens populares

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Gêneros textuais e suas características


A comunicação é algo que parece simples e fácil para qualquer indivíduo, pois se trata de uma agilidade e habilidade que todos têm de usar suas características. Porém, durante este processo que realizamos diariamente e sem uma real consciência não questionamos as características percorridas para conseguir realizar este complexo ato de comunicação.
Gêneros textuais normalmente estão associados aos estudos literários, científicos e técnicos diferentes dos tipos dos gêneros textuais, a qual é considerada mais simples de ser estudados. Os gêneros textuais possuem suas características e contribuem para ordenar e estabilizar atividades comunicativas no nosso dia-a-dia.
Veja abaixo quais são os gêneros textuais e suas características discursivos.

Gênero Narrativos

NarraçãoA narração é um tipo de gênero literário que é dividido em Romance, Conto, Novela, Crônica, Fábula, Parábola, Lenda e outros. O principal objetivo de suas características é contar e narrar um fato, fazendo com que este fato sirva de informação,entretenimento e aprendizado, visando sempre o bem-estar do receptor, ou seja, leitor.

Gênero Descritivo

DescriçãoTem como principais características a ação de descrever algo ou alguém, sendo considerado o ato de narrar, porém minuciosamente, visando sempre os mínimos detalhes, fazendo um retrato distinto e pessoal de alguém ou algo que viu. Para fazer uma boa descrição não é necessárioque seja perfeita, pois ela varia de acordo com o grau de percepção de cada um.
Deve-se sempre descrever as cores, a altura, o comprimento, dimensões, características físicas e psicológicas, tempo, clima, vegetação, peso, textura, localização entre outros características.

Gênero Dissertativo/Argumentativo

Gênero DissertativoDissertação é um texto que tem como principais características a defesa de ideias e de um ponto de vista do escritor. Para ter um bom texto dissertativo é necessário manter as mesmas características com três partes, sendo a primeira a introdução em que se apresenta a ideia ou até mesmo o ponto de vista que será defendido futuramente, depois verificamos o desenvolvimento e a argumentação em que se desenvolve o ponto de vista para assim tentar convencer o leito, por isso deve-se utilizar sempre argumentações sólidas com citação de exemplo e fornecimento de dados.
Independentemente dos tipos de gêneros textuais cada uma possui suas características, e é fundamental sabermos que todos eles são de extrema importância para a comunicação seja ela com quem for.

Saiba mais sobre gêneros textuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário